O cartão de crédito é uma forma de pagamento que é mais utilizada a cada dia que passa. Afinal de contas, ele é muito mais seguro e prático do que dinheiro e cheques, por exemplo. Porém, a revisão de juros de cartão de crédito também é um assunto que está cada vez mais em alta.
Cada agente financeiro oferece cartões de crédito com diferentes taxas de juros, que podem variar de acordo com uma série de fatores, como o perfil do consumidor, sua idade e score, entre outros. Logo, a revisão de juros de cartão de crédito se torna um serviço ainda mais importante, já que são muitas as variáveis envolvidas no processo.
Se você está com uma divida de cartão de crédito, então existem grandes chances de que você esteja sendo refém dos juros abusivos e de multas e taxas ilegais. Aprenda mais sobre esse assunto e, mais importante ainda, saiba o que deve fazer para se livrar desse problema.
Como Funciona a Revisão de Juros de Cartão de Crédito?
Como você viu anteriormente, os juros de cada cartão podem variar. Porém, todas as administradoras de cartão de crédito devem seguir ao limite de taxas de juros de operações de crédito, que é estabelecido pelo Banco Central do Brasil.
Porém, é muito comum que as pessoas não saibam quais são essas taxas, bem como quais são os juros cobrados em seu cartão de crédito e, por isso, acabam por deixar o assunto de lado, até que a situação se torna insustentável, com um valor de dívida muito alto.
Essa dívida pode estar recheada de juros abusivos, e é exatamente aí que entra a revisão de juros de cartão de crédito. Esse é um serviço que visa, mediante uma análise contratual, identificar a presença de juros abusivos no contrato, o que significa que o agente financeiro está indo contra as determinações da lei.
Quais São os Possíveis Resultados da Revisão de Juros de Cartão de Crédito?
Ao fazer uma revisão dos juros de um contrato de cartão de crédito, existem dois resultados possíveis:
Contrato Regular – o contrato está exatamente de acordo com o que a lei determina, com taxas de juros menores ou iguais às determinadas pelo Banco Central do Brasil e sem a cobrança de multas e taxas indevidas.
Contrato Irregular – nesse caso, o contrato de cartão de crédito fere as determinações da lei, seja pela cobrança de multas que não existem ou de taxas de juros que são maiores do que as máximas permitidas pelo Banco Central do Brasil.
Se o contrato estiver regular, então a dívida terá que ser paga, já que não há nada que invalide os termos que constam no documento.
Porém, se for encontrada qualquer irregularidade ou até mesmo determinação ambígua durante a revisão de juros de cartão de crédito, que incite o consumidor ao erro, então cabe o ingresso de uma ação revisional, de modo que os valores cobrados sejam recalculados ou até mesmo restituídos o cliente, caso este tenha sido lesado.
Devo Parar de Usar Meu Cartão de Crédito?
Não! Você pode usar normalmente seu cartão de crédito, já que essa é uma ferramenta bastante segura. Porém, o perigo se encontra no uso inconsciente do cartão de crédito e também na cobrança de multas e juros irregulares.
Para evitar esse tipo de problema, o ideal não é abandonar o uso do cartão de crédito, mas sim usá-lo com sabedoria e responsabilidade. Ao fazer isso, é perfeitamente possível ter uma gestão financeira regrada e organizada.
Acho Que Estou Sendo Lesado. Quando Devo Procurar Pela Revisão de Juros de Cartão de Crédito?
Hoje mesmo! Se você acredita ou desconfia que está sendo prejudicado, então deve recorrer à revisão dos juros de seu cartão de crédito imediatamente.
Na verdade, não é nem necessário esperar até ter uma desconfiança para recorrer a esse serviço: ele pode ser solicitado a qualquer momento, mesmo que você não tenha nenhum tipo de dívida de cartão de crédito. A revisão pode ser feita a qualquer momento.
Fale com um de nossos Consultores:
www.minhacontacorreta.com.br